Blog

Provas Processuais. O que são? (2ºparte)

Post By: on dez 15, 2015 Tags: , , , ,

A mais importante utilidade das provas processuais é justamente mostrar a verdade dos fatos ao juiz e comprovar que as suas alegações são verdade. Dessa forma, você poderá eventualmente vencer numa disputa judicial.

E ainda que muito importantes, as provas podem ser simples, pois geralmente é bem simples provar que algo aconteceu, bastando apenas que você leve a juízo pessoas que testemunharam um fato ou documentos que comprovam uma relação jurídica, por exemplo.

 

Quem precisa provar durante um processo judicial?

Sempre é válido lembrar que o Poder Judiciário mantém toda a sua atividade em nome da justiça, isso é, da promoção da paz nas relações sociais. Por isso, ele sempre terá como missão a busca pela verdade. Assim como ninguém pretende dar ganho de causa para quem alegar sem provar, nenhum juiz “deixa passar” uma alegação sem que haja prova dela – a não ser que a outra parte não questione a veracidade da mesma.

Por isso, por conta dessa busca pela verdade, existe a possibilidade da inversão da obrigação de provar, o que chamamos de “inversão do ônus da prova”. Isso quer dizer que em muitos casos, quem faz uma alegação não terá a possibilidade de acessar as provas que mostram a verdade. Por isso, cabe à outra parte provar que a alegação é falsa.

Um exemplo clareador é típico das causas trabalhistas. Isso porque são as empresas que criam e guardam as folhas de ponto e gravações das câmeras de segurança, por exemplo. Daí, em situações em que esses elementos seriam bons meios de prova, o advogado do empregado simplesmente mostra ao juiz que quem pode esclarecer a verdade sobre o fato é quem tem acesso a esses documentos. Por isso, fica a cargo da empresa mostrar que o que o trabalhador está alegando é errôneo, pois ela é quem detém as provas disso.

Na prática, isso mostra que mesmo nas causas mais difíceis, a justiça prevalecerá, e o advogado terá acesso a várias estratégias, como essa, para mostrar a verdade. Dessa forma, o reles fato de você não ter como provar algo não é desculpa para continuar aceitando condutas ilegais por parte de ninguém! Entre em contato com um advogado e conte o seu caso, pois ele terá conhecimento técnico para conseguir provar o que realmente ocorreu!

 

Provas em conciliações e mediações

Mesmo que fora de uma audiência de instrução e julgamento, pode ser interessante ter provas robustas das questões que você está levantando. Mostrar à outra parte que você terá como provar suas alegações num eventual processo é uma excelente forma de persuadir o oponente a aceitar um acordo mais vantajoso. Por isso, logo no primeiro contato, converse com seu advogado sobre as provas que você pode apresentar. Isso garante que ele possa estuda-las e eventualmente utilizar cada uma da melhor forma possível.

 

Conclusão

O que realmente importa é garantir que a justiça tenha acesso a todos os fatos relevantes para o caso. Por isso, se você tem necessidade de ajuda em qualquer questão judicial, mesmo sem ter as provas da situação, deve procurar um advogado para iniciar as medidas necessárias, pois teremos estratégias para resolver o seu caso mesmo sem provas em mãos.

Se você é advogado, cadastre-se para ter acesso a diversos casos e clientes em potencial.



Os comentários estão desativados.

FALE CONOSCO AGORA!